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Serviços
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Sintomas de que o motor de seu carro esta com problema:
- Baixo nível do óleo no motor fazendo necessário completar o nivel do óleo antes de atingir a quilometragem especificada pelo fabricante.
- Tufo de fumaça azul quando o motor entra em funcionamento.
- Fumaça azul saindo pelo cano de descarga de maneira intermitente quando seu carro esta em movimento.
- Alteração do nível da agua no reservatório muito frequente.
- Sensor de temperatura chega no vermelho provocando superaquecimento.
- Luz vermelha de temperatura do painel acende.
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Execução de Serviços Conforme NBR 13032
- Para efeito dessa subseção, os resultados encontrados determinam o serviço da retífica, usinagem e reparação que deve ser executado em cada item descrito em 7.1 a 7.3.
- Para toda operação de aperto deve ser observada a lubrificação da rosca e assentamento de parafuso e porca.
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7.1 Retifica
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7.1.1 Retifica Bloco
Proceder conforme a seguir:
- a) Rebaixar ou metalizar as capas dos mancais (ver nota1) e recolocar pinos-guia não deformados;
- b) Mandrilar mancais principais;
- c) Substituir e mandrilar buchas da árvore de comando de válvulas;
- d) Substituir e mandrilar buchas do eixo intermediário;
- e) Usinar e brunir cilindros quando necessário a aplicação de pistão sobremedida;
- f) Usinar alojamento da camisa;
- g) Broquear, espelhar, encamisar, usinar e brunir a camisa dos cilindros;
- h) Usinar a face superior do bloco;
- i) Recuperar alojamento dos tuchos;
- j) Conferir a altura da camisa em relação à face usinada do bloco.
- Nota 1 - Metalizar berço/capa, mantendo o deslocamento radial quando necessário.
- Nota 2 - Para reutilização da camisa molhada/aletada, proceder ao descrito na alínea e).
- Nota 3 - Conferir medidas, após cada operação efetuada.
- Nota 4 - Para blocos com camisa molhada, desconsiderar o descrito nas alíneas e) e g).
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7.1.2 Árvore de Manivelas (Virabrequim)
Proceder conforme a seguir:
- a) Recuperar rasgo de chaveta;
- b) Alinhar os mancais do eixo de manivelas;
- c) Retificar colo de mancal e inspecionar dureza;
- d) Retificar pista de retentor;
- e) Retificar colos de biela e inspecionar dureza;
- f) Escarear furos de óleo;
- g) Realizar balanceamento dinâmico;
- h) Usinar flange do assento do volante;
- i) Polir colos de mancais, bielas e pista de retentor;
- j) Remover bujões/tampões e limpar galerias de lubrificação;
- k) Recolocar pinos-guia não deformados, buchas e/ou rolamento-piloto.
- Nota 1- Deve-se respeitar os raios de concordância.
- Nota 2 - Conferir as medidas após cada operação efetuada.
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7.1.3 Árvore de Comando de Válvulas e Eixo Intermediário
Proceder conforme a seguir:
- a) Recuperar rasgo de chaveta;
- b) Alinhar os mancais da árvore de comando de válvulas;
- c) Retificar colos;
- d) Retificar os cames, mantendo o perfil, dureza e altura mínimos para a correta regulagen de válvulas;
- e) Conferir as medidas e os resultados após operações de usinagem e reparação.
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7.1.4 Cabeçote
Proceder conforme a seguir:
- a) Aplainar a superfície, respeitando a rugosidade especificada pelo fabricante;
- b) Usinar, encamisar ou substituir guias de válvulas, obedecendo às características de concentricidade e perpendicularidade entre sede e guia, bem como altura entre apoio da mola e parte superior da guia;
- c) Calibrar o diâmetro interno da guia válvula;
- d) Usinar ou substituir sedes de válvulas;
- e) Montar válvulas com retentor e efetuar ensaio de estanqueidade.
- Nota 1 - Regularizar a altura das antecâmaras em relação à face do cabeçote.
- Nota 2 - Mandrilar os alojamentos da árvore de comando de válvulas, quando necessário.
- Nota 3 - Conferir as medidas e os resultados após operações de usinagem e reparação.
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7.1.5 Subconjuntos
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7.1.5.1 Válvula
Proceder conforme a seguir:
- a) Retificar assento da válvula;
- b) Retificar pé da válvula;
- Nota 1 - Conferir as medidas após cada operação efetuada.
- Nota 2 - Respeitar as especificações do fabricante.
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7.1.5.2 Balancim
Proceder conforme a seguir:
- a) Retificar a superfície de contato, respeitando o perfil original;
- b) Substituir buchas e mandrilar.
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7.1.6 Biela
Proceder conforme a seguir:
a) Alinhasr a biela;
b) Rebaixar capas de biela e recolocar os pinos-guia não deformados;
c) Retificar alojamento da bronzina;
d) Retificar alojamento da bucha na biela para sobremedida;
e) Instalar bucha na biela;
f) Mandrilar a bucha da biela.
- Nota 1 - Conferir o alinhamento e as medidas, após cada operação efetuada.
- Nota 2 - Instalar bucha na biela sob tensão contínua com dispositivo adequado.
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7.1.7 Volante
Proceder conforme a seguir:
- a) Retificar a superfície de apoio da árvore de manivelas;
- b) Retificar a superfície de apoio do disco, mantendo a correlação com a superfície de fixação do platô;
- c) Substituir cremalhadeira.
- Nota 1 - Balancear o volante após execução de qualquer um dos procedimentos acima.
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7.1.10 Compressor de Ar
Proceder conforme a seguir:
- a) Retificar e brunir cilindros;
- b) Biela realizar as operações descritas em 7.1.6;
- c) Aplainar os assentos do cabeçote e bloco;
- d) Substituir válvulas.
- Nota 1- Conferir as medidas após cada operação efetuada.
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7.2 Montagem do Motor Básico
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7.2.1 Pré Montagem (Preparação)
Os seguintes critérios devem ser realizados e considerados:
- a) Todas as peças devem estar lavadas e limpas;
- b) Todas as peças devem estar em ordem e organizadas para facilitar a monrtagem;
- c) Respeitar as específicações do fabricante.
- Nota 1 - Especial atenção deve ser dada aos itens bloco, cabeçote e árvore de manivelas (virabrequim) quanto a limpeza das galerias de água e canais de lubruficação.
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7.2.2 Biela/Pistão/Anéis
Proceder conforme a seguir:
- a) Conferir compatibilidade (folga) pistão-cilindro;
- b) Conferir folga entre pontas dos anéis no cilindro;
- c) Instalar os pistões na biela e observar o referencial de montagem;
- d) Montar os anéis e observar o referencial de montagem;
- e) Instalar bronzinas de biela, torquear as capas e conferir as folgas radiais.
- Nota 1 - Na montagem do pistão com pino ocilante (sem trava), recomenda-se o aquecimento da biela conforme especificações do fabricante.
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7.2.3 Bloco
Proceder conforme a seguir:
- a) Instalar selos e bujões de vedação;
- b) Instalar as camisas no bloco, observando sua correta instalação;
- c) Instalar bronzinas de mancal, torquear as capas e conferir as folgas radiais;
- d) Instalar a árvore de manivelas no blioco;
- e) Apertar parafusos das capas de mancais no torque e grau especificados;
- f) Conferir folga axial;
- g) Instalar o volante e conferir o alinhamento (oscilação);
- h) Montar bielas com bronzinas, conferindo a perpendicularidade entre o pistão e a camisa;
- i) Observar o referencial de montagem e a folga axial das bielas;
- j) Instalar compensador de massa obedecendo às especificações do fabricante;
- k) Conferir altura do pistão no ponto morto superior à face do bloco ou da camisa;
- l) Instalar a árvore de comando de válvulas e verificar folga radial e axial;
- m) Instalar árvore intermediária e verificar folga radial e axial;
- n) Instalar ingrenagens intermediárias ou distribuição e conferir folga;
- o) Instalar tuchos.
- Nota 1 - Em todas as peças móveis deve ser aplicado lubrificante especial para montagem.
- Nota 2 - Uso de adesivos e vedantes devem obedecer às especificações do fabricante.
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7.2.4 Montagem do Cabeçote
Proceder conforme a seguir:
a) Instalar o cabeçote com a junta no bloco;
b) Fixar o cabeçote ao bloco, com parafusos ou prisioneiros;
c) Apertar os parafusos ou prisioneiros com torque e/ou grau em sequência de aperto conforme especificações do fabricante;
d) Instalar antecâmara, varetas, tuchos, eixos e balancins;
e) Regular válvulas.
- Nota 1 - Para motor ciclo Diesel, respeitar a altura da projeção dos bicos injetores em relação à face do cabeçote, conforme especificações do fabricante do motor. Este item deve ser observado pelo reparador no momento da instalação do bico no cabeçote, respeitando o torque recomendado.
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7.2.5 Montagem dos Componentes
Proceder conforme a seguir:
- a) Abastecer/carregar e instalar bomba de óleo com lubrificante indicado plo fabricante do motor;
- b) Instalar válvula de alívio;
- c) Instalar cárter;
- d) Instalar bomba de água;
- e) Instalar conjunto da distribuição e tampa;
- f) Instalar polias;
- g) Instalar tampa de válvula;
- h) Instalar válvula termostática;
- i) Instalar compressor (quando incorporado ao motor);
- j) Instalar filtro de óleo abastecido com lubrificante indicado pelo fabricante do motor.
- Nota 1 - Especial atenção deve ser dada na montagem de componentes de vedação, respeitando procedimentos e especificações do fabricante.
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7.3 Método de Ensaio
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7.3.1 Montagem para Ensaio
Os seguintes agregados do motor devem ser montados para o ensaio:
- a) Sistema de injeção de combustível;
- b) Motor de partida;
- c) Bomba de combustível;
- d) Alternador;
- e) Tubagem de admissão e escape;
- f) Carburador;
- g) Sistema de ignição;
- h) Turboalimentador;
- i) Filtragem adequada na tomada de ar;
- j) Sistema de exaustão.
- Nota 1 - Todos os itens de 7.3.1 devem estar em condições ideais de funcionamento, para que se atinja o desempenho adequado do ensaio.
- Nota 2 - Para motores equipados com freio motor, verificar o estado e regulagem destes.
- Nota 3 - Para motor ciclo Diesel o ponto de injeção deve ser verificado pelo método do corte de óleo, seguindo a recomendação do fabricante. Quando em motor eletrônico instalado no veículo, utilizar equipamento apropriado.
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7.3.2 Procedimento
Para início de ensaio, o motor deve ser abastecido com óleo lubrificante, líquido de arrefecimento e combustível especificados pelo fabricante do motor. Aplicar o selo de registro de temperatura (ver anexo c), o qual deve permanecer no motor. Durante o ensaio deve-se verificar o seguinte:
- a) Pressão do sistema de lubrificação;
- b) Vazamento de qualquer natureza;
- c) Ruídos anormais;
- d) Vibração irregular;
- e) Temperatura do sistema de arrefecimento.
- Nota 1 - Corrigir qualquer constatação de irregularidade.
- Nota 2 - Recomenda-se aplicação de carga em dinamômetro precedido de um pré-amaciamento.
- Nota 3 - Durante o funcionamento, caso o tucho hidráulico apresente anomalia operacional, deve ser substituído e seu custo adicionado ao orçamento original.
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7.3.3 Verificação Final
Após o ensaio conforme especificação do motor, deve-se realizar o seguinte:
- a) Efetuar reapertos observando as especificações do fabricante do motor;
- b) Verificar folga de válvulas de admissão e escape;
- c) Retirar os componentes indicados em 7.3.1, no caso de motor básico;
- Nota 1 - Nos motores não destinados ao uso imediato, aplicar o procedimento de estocagem de acordo com o recomendado e proteger todas as aberturas.
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8 Procedimento de Reinstalação e Responsabilidades
- Conjunto de ações necessárias para o perfeito funcionamento do motor após a execução dos procedimentos determinado nesta norma.
- O adequado funcionamento do motor depende da montagem e do ajuste do conjunto de componentes novos e reparados.
- A responsabilidade integral do motor é de competência do montador/ reinstalador.
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8.1 Responsabilidades da Retifica
- a) Expedição do motor acompanhado de certificado de garantia devidamente preenchido;
- b) Para motores montados, manter registros de plano de revisão/atendimento em garantia;
- c) Para peças avúlsas, informar por escrito o grau de reparação do serviço de retífica quando da entrega;
- d) Prioridade de atendimento em casos de garantia;
- e) Restringe-sea reparação da funcionalidade do motor, referentes aos serviços executados e peças fornecidas pela própria retífica.